Na verdade quando se fala de
potência, surge sempre aquela famosa pergunta. Qual é o melhor, turbo ou Supercharger?
Nesta matéria vamos fazer algumas considerações à respeito das principais diferenças
entre essas duas formas de aumentar a potência do seu motor.
Até algum tempo atrás no Brasil,
as fábricas só colocavam algum tipo de "veneno" em carros de luxo e
com maior cilindrada. Hoje as coisas mudaram e os fabricantes disponibilizam
esse "veneno" em carros de baixa cilindrada como é o caso do VW Gol
Turbo e o Ford Fiesta Supercharger, como forma alternativa de dotar de
potência, motores pequenos. Mas os dois concorrentes em questão utilizam
sistemas diferentes para conseguir aumentar a potência.
No caso do VW Gol, a Volkswagen
utiliza o já conhecido turbo para empurrar o motorzinho 1.0 do Gol fazendo sua
potência pular dos 69 cv para 112 cv. É uma diferença e tanta, e sua potência é
a mesma de um motor com capacidade cúbica de 2.0 litros. Esse aumento de
potência se dá basicamente com a adoção de um Kit turbo e algumas modificações
no sistema de injeção. É claro que a VW foi cautelosa, e fez algumas
modificações na parte de baixo do motor para suportar a pressão, como por
exemplo, colocou pistões e bielas com material forjado.
Já no caso do Ford Fiesta, a
montadora usou um sistema chamado Supercharger que para nós brasileiros é
inédito e pouco conhecido, e só visto algumas vezes em filmes, geralmente em
carros com maior capacidade cúbica (V8). As versões mais atuais do compressor,
como é o caso do Ford Fiesta, mostram algumas diferenças de posição e de
funcionamento em relação aos Superchargers mais antigos. Estes modelos mais
compactos e adaptados para motores com injeção, apenas empurram o ar e não o
combustível como nas versões mais antigas. O combustível só vai ser injetado
bem próximo das válvulas de admissão. Como o ar comprimido se aquece foi
instalado um intercooler que resfria o ar aumentando e melhorando a queima.
Mas há vantagens e desvantagens
em relação aos dois equipamentos. Ambos exercem a mesma função, ou seja,
aumentam a quantidade e a velocidade da mistura a ser queimada. No caso do Supercharger
ou também conhecido como Blower, a vantagem inicial sobre o turbo é o maior torque
em baixas rotações, já que o compressor está acompanhando a rotação do motor
desde o menor giro. No caso do turbo, ele mostra sua força apenas quando a
vazão dos gases do escapamento sobe muito, fazendo o que popularmente se diz
como "encher a turbina". Dependendo do tipo de motor e do tamanho da
turbina essa potência pode aparecer somente em altas rotações. Como essa
potência aparece de repente, sem ser contínua e progressiva como no Supercharger,
a entrada do turbo é geralmente sentida por um "coice" deixando a
dirigibilidade comprometida (em alguns casos) dependendo da pressão usada. Já o
Supercharger se mostra mais dócil por atuar desde as mais baixas rotações do
motor e subindo de potência conforme a rotação do motor aumenta, propiciando
com isso também uma melhor condução do veículo. Mas há uma semelhança entre os
dois, a necessidade de uma taxa de compressão menor, conseguida através de
pistões menos cabeçudos. Com isso evita-se batidas de pino e quebras do motor.
Outra vantagem do Supercharger é
sua durabilidade, pois ele utiliza óleo especial, e sua lubrificação é
independente do motor. Não há contato entre os rotores, por isso o Supercharger
roda por muito tempo sem necessidade de retífica. Também com o Supercharger não
é necessário aguardar 30 segundos ou mais para desligar o motor, como em um
motor turbo. Mas agora vem às desvantagens, a primeira delas é que com o turbo
se aumenta a potência com uma simples regulagem de uma válvula de pressão, no
caso do compressor o que se muda é a relação entre as polias do compressor e do
virabrequim. Com a polia reduzida os rotores ganham rotação mais rapidamente,
aumentando o torque em baixa rotação. Já com o inverso, você perde torque em
baixas rotações, mas ganha potência em altas rotações.
Mas há ainda outra diferença e
esta é muito importante, que é o fato de o Supercharger não estar disponível
ainda para a maioria dos carros, que no caso do turbo, tornou-se bastante
comum. Outra vantagem do turbo é que ele é bem compacto e sua colocação é
relativamente simples, não sendo necessárias muitas adaptações.
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