Veneno leve

ATENÇÃO: Não me responsabilizo por eventuais danos causado em motores, os danos são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço.

Veneno Leve
Introdução:
Esta é uma opção para você que quer aumentar um pouco o rendimento de seu carro sem modificar a estabilidade original do motor(ou seja, o carro vai ficar com a marcha lenta normal). É aplicado à motores AP1600, 1800,2000.
Peças necessárias:
1. Um comando de válvulas 049G (mais conhecido como comando "S").
2. Um jogo de juntas p/ tampa de válvulas.
3. Uma junta de cabeçote.
4. Um jogo de velas mais frias que as originais.
5. Uma junta do coletor de admissão.
6. Juntas do coletor de escape.
Mão-de-obra:
Desmontagem:
Comece retirando a tampa da correia dentada, a seguir retire a tampa de válvulas, retire o comando com sua polia, retire a polia do comando usando uma morsa de bancada. Substitua o comando de válvulas original pelo 049G, esse comando é encontrado em qualquer concessionária volks, ele equipa os motores 1.8S do Gol GT e GTS, esse comando é o mais bravo da linha, e pode ser instalado em qualquer motor AP. Monte a polia no novo comando, recoloque-o no seu lugar, os parafusos dos mancais do comando devem ser apertados usando um torquímetro. Agora solte os parafusos que prendem o coletor de admissão, retire-o, solte os parafusos do coletor de escape, retire-o, solte todas as mangueiras que são presas ao cabeçote, após soltar tudo que está preso ao cabeçote, solte os parafusos do mesmo e retire-o.
Leve-o em uma retífica de motores e mande aplainar 0.8mm se for a álcool, e 1,2mm se for a gasolina. Feito isso, limpe-o bem para que não fique nenhuma limalha.
Montagem:
O procedimento de montagem dos componentes, é o inverso ao da montagem. O que se deve observar na montagem é quando for colocar a correia dentada na polia do comando, observe que a polia tem uma marca de um pontinho em sua parte interna, essa marca deve estar alinhada com a base da tampa de válvulas do lado direito. Retire a tampa de distribuição e verifique se o rotor está apontado para o cabo de velas do primeiro cilindro, se não tiver faça isso. Na janela do volante deve estar alinhado o ponto "OT", feito isso, encaixe a correia dentada na polia. Continue a montagem.
Regulagem:
Não precisa ser feito nenhuma modificação na carburação, apenas uma boa limpeza, e uma regulagem de mistura ar/combustível, alguns preparadores costumam modificar o avanço do segundo estágio que é a vácuo, para mecânico, eu particularmente não recomendo, pois o consumo aumenta muito e o rendimento não é diretamente proporcional ao consumo. Faça a regulagem de válvulas. Consulte sua tabela de ponto para ver qual é o ponto de seu motor, se for por exemplo 8 graus, aumente-o para 12 e saia para dar uma volta para testar, com velocidade baixa coloque uma quarta e pise no fundo do acelerador, se o motor fizer um barulho de batida de pino("trincar"), baixe um pouco o ponto, teste novamente até parar de trincar.

4 comentários:

fusca preto ap disse...

boa tarde amigo , poderia me ajudar numa duvida : meu motor é 1.8 e coloquei o cabeçote do golf gti 2.0 de fluxo cruzado com injeção " OBS uso modulo de injeção programável "e gostaria de deixar ele mais esperto o que eu posso fazer pra melhorar e quantos cavalos a mais poderia ganhar com tal mudança outra coisa o comando dele pelo que andei pesquisando é o 027,7 tenho duvida em qual é melhor se ele ou 049G se poder tirar essa minha duvida agradeço desde já , obrigado

Luciano Berlanda disse...

boa tarde amigo,desculpe a demora, mas houve vários problemas, obrigado por continuar visitando o blog.
este cabeçote do GTI tem tuchos hidráulicos, por isso o comando S não ira servir, o 027.7 ficará bom, você poderia optar por polia regulável, reabrir dutos, passe no cabeçote, escape 4x1, e até um turbo, se quiser sair da fase aspro, o ganho de cv é muito relativo, e o investimento pra tirar uma boa cavalaria de um carro aspirado é muito maior que turbo, mas respondendo a pergunta, por volta de 10 a 20cv.

craudiu du som disse...

BOA NOITE AMIGO, PRIMEIRA VEZ Q VISITO SEU BLOGGER, TENHO UM SANTANA 97 1.8 E TENHO UM COMANDO DO GOL GTI Q JA AVIA USADO EM UM AP 2.0 A ALCOOL 89, SÓ Q FUI COLOCAR NESTE 1.8 E O COMANDO AGARRAVA OU SEJA NÃO GIRAVA LIGUEI PARA UM AMIGO Q TEM UMA RETIFICA E ME INFORMOU Q ERA SÓ RETIRAR UM POUCO DE MATERIAL Q O COMANDO IRIA GIRAR E ASSIM FOI FEITO E O COMANDO REALMENTE GIROU POIS BEM MONTEI AS VALVULAS O COMANDO COLOQUEI NO PONTO ETC.. NA HORA DE DAR A PARTIDA O MOTOR GIRAVA SEM COMPRESSÃO NENHUMA E NÃO ENTENDI MUITO BEM POIS JÁ AVIA USADO O MESMO COMANDO NO AP 2.0 89, PODE TIRAR MINHA DUVIDA POIS QUERO FAZER USO DO COMANDO. OBRIGADO

Luciano Berlanda disse...

Bom dia "pescaria em praias" se você acessar a pagina com informações sobre comandos VW http://lucianopreparacao.blogspot.com.br/p/comando-de-valvulas-vw-informacoes.html verá que o comando do Gol GTI é para tucho hidráulico, acredito que você tenha matado seu comando quando você optou por "retirar o metal" para o seu Santana você deveria usar o comando do Gol GTS, o comando 049G também conhecido como comando "S".