Alterando a cilindrada de seu AP

Todos os motores AP utilizam bielas com comprimento "centro a centro" de 144 mm. Por isto mesmo, os pistões dos motores 1.6 e 1.8, apesar de terem o mesmo diâmetro, possuem diferentes alturas de compressão (distância entre o centro do pino até o topo do pistão), sendo o pistão dos motores 1.6 mais alto do que o dos motores 1.8, que por sua vez é mais alto que o dos motores 2.0. Lembrando que esta diferença não tem nada a ver com diferenças na taxa de compressão, que neste motor também é definida pelo modelo do pistão utilizado, com suas diferentes "cavas" (ou ausência desta).

Alterando a cilindrada
Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:
* Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso.
* Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms.

1.6 para 1.8
Para transformar um motor AP de 1.6 para 1.8, é necessário trocar o virabrequim e os pistões (apesar de terem o mesmo diâmetro, os pistões possuem altura de compressão diferente, sendo os de 1.8 mais baixos para compensar o maior curso do virabrequim).

1.6 ou 1.8 para 2.0
Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões. Mas nem sempre esta modificação é viavel, deve-se analizar bem se vale a pena o investimento, pois se forem usadas bielas forjadas e nao as originais (que não é recomendado nessa alteração) é preciso retirar muito mais material em outros locais do bloco que pode torna-lo fragil, para essa alteração eu recomendaria a compra de um bloco 2.0 "real" para nao se encomodar mais tarde. fique atento tambem a os agregados dos blocos que podem variar entre eles como os distribuidores, os de 1.6 e 1.8 nao cabem no 2.0 e vice-versa.

1.9
Uma alteração bastante usada por preparadores conhecida como "milenove" ou 1.9 que consiste um usar pistões da versão 2.0 com o virabrequim da versão 1.8. Essa alteração tem uma caracteristica de baixai bastante a taxa de compressão do motor as vezes desejada quando se vai usar um turbo, quando não é tão desejada assim pode-se usar pistões do modelo a alcool.

31 comentários:

Carlos Lima disse...

Ola Tudo Bem? Meu nome é carlos tenho um gol ano 96/96 quilometragem dele esta com 147.000 rodado, sou o primeiro dono do carro, e gostaria de saber com quantos mil deveria fazer o motor? ou com essa quilometragem de 147.000 posso fazer uma revisao no motor para garantir mais tempo de uso, pois o meu gol eu gosto muito e nao pretendo vender ele pretendo ficar com ele o que posso fazer comprar o motor ou fazer a revisão pois ele ja esta baixando um pouquinho o oleo do motor mais so um pouquinho e de ves enquanto sai uma fumaça branca, fico no aguarde...Atenciosamente....

Luciano Berlanda disse...

Boa tarde Carlos, desculpa a enorme demora para responder, houve vários problemas, mas não deixe de visitar o blog, haverá mais atualizações.
a "hora" de fazer o motor é relativo, tem carros que com 20 mil, 50 mil já precisa de retifica, outros com 140mil ainda não. você deverá retificar o motor se o óleo baixa mais que o normal, se esta queimando óleo, batendo.. enfim, se estiver apresentando algum sintoma assim, poderá estar precisando de retifica, caso contrario, continue cuidando bem e fazendo as manutenções em dias que ainda ira durar mais alguns mil quilômetros. Att: Luciano.

Unknown disse...

boa noite, tenho um santana 2.0 injetado com 170.000 km queria dar uma aspirada no motor pra ter um rendimento mais legal, sei que nada chega perto do turbo, mas quanto gastaria pra dar um "tapa" no motor, descer uma medida no cabeçote, um comando e escape 4x1 ficaria bom já:

Unknown disse...

opa blz galera tenho uma duvida tenho uhm gol g3 ap 1.6 ja mandei redificar o bloco do motor aneis e ta fumaçando branca em subida poderian dar uma força valeu

Luciano Berlanda disse...

Então Adneliton Galbiatti, se você analisar outras colunas do Blog verá que será necessário fazer alguns outros acertos mais finos no motor, além desses que você deseja, por exemplo na alimentação e talvez no ponto do motor. Mas respondendo sua pergunta, considerando que você não iria retificar o motor, perto de uns R$ 2000,00 (considerando os preços da minha cidade.) agora, se tiver que retificar o motor esse valor triplica fácil. Abraços. Att: Luciano.

Já para nosso amigo Fabio Matos eu pergunto: Fez retifica do cabeçote também? se não, recomendo que de uma geral nele, se sim, vamos ao primeiro fator importante e cuidar para não confundir fumaça branca com azulada, fumaça com tom de azul indica queima de óleo do motor, fumaça branca, ao ligar o carro e em dias frios é normal, mas se continuar depois que o motor já estiver quente pode indicar que está queimando agua do sistema de arrefecimento dentro da câmara de combustão, observe se o nível de agua tem diminuído ou se ao tirar a vareta de nível de óleo ela se encontra com uma borra (espuma) um pouco amarelada, observe se isso ocorre também ao tirar a tampa por onde se coloca óleo no motor no cabeçote, e também, se ao abrir o reservatório de agua do sistema de arrefecimento, a agua apresenta-se com cheiro de gasolina, se algo assim está ocorrendo, provavelmente está entrando agua em uma das câmaras de combustão, deve levar com urgência a um mecânico. Att: Luciano.

Fernando disse...

Boa tarde, tenho um gol 96 monoponto, tem que mudar algo na injeção para passar para 1.8?

Luciano Berlanda disse...

Boa tarde Fernando, depende a que propósito você esta pretendendo alterar a cilindrada, 98% dos casos não vale a pena. Mas sim, se acaso fizer a alteração
será necessária uma recalibração no sistema de alimentação. Att: Luciano.

Unknown disse...

Olá Luciano!
Poderia me dar uma dica?? eu tenho um carro bom para viagens e fds... mas para o dia dia eu uso um "velhinho"...
Gostaria de fazer um motor 1.6 AP com algo em torno de 15:1 ou 16:1..de compressão para rodar no GNV - Qual seria a configuração? Motor AP a alcool só de rebaixar o cabeçote eu consigo essa taxa sem bater o pistão nas valvulas?
Valeu mestre!

Anônimo disse...

bom dia estou com um motor ap 1.6 a gasolina vou instalar um kit turbo...o motor esta indo para retifica .. vou colocar pistoes ,,anéis ,, novos originais . qual pistão devo colocar .. tenho que rodar no alcool ou na gasolina.?

Luciano Berlanda disse...

Bom dia fabianojdp, logo saliento que não tenho conhecimento em motores GNV,
mas essa taxa um pouco alta, acredito que você conseguira chegar perto com
pistões álcool, e algum passe no cabeçote, correrá o risco de bater válvulas
nos pistões, se acaso ocorrer, poderá tentar corrigir com uma polia regulável.

E o caso do nosso amigo Anônimo, se realmente for turbinar no ato que o motor for
retificado, devera usar pistões a gasolina mas com álcool como combustível,
o popular "descomprimir para turbinar" o turbo compensara a baixa taxa, mas
se for andar um tempo sem turbinar o motor não ficara legal com essa configuração,
ai devera usar gasolina como combustível, e passar pro álcool quando turbinado.
Att: Luciano Berlanda

Tiago - saveiro diesel disse...

Ola! tenho uma saveiro 1.6 AP diesel turbinada. O que seria melhor, passar para 1.8 turbo ou 1.9 turbo? e como faço isso?

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Tiago, ela sendo 1.6 melhor opção seria 1.8, ainda assim terá que trocar pistões e virabrequim, apesar do diâmetro ser o mesmo o curso e altura dos pistões é diferente. Att: Luciano.

Carlos_Manueel disse...

boa noite Luciano, estou colocando um kit turbo em meu gol 1.6 a alcool, vou substituir os pistoes por pistoes a gasolina, eu devo colocar os do 1.6 ou 1.8, tendo em mente que será apenas o basico? meu carburador é um mini progressivo, devo utilizar um 2E, 3E... ou o mini daria conta do recado? Att:Carlos

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Carlos_Manueel, partindo da ideia que você quer o básico, coloque pistão de 1.6 a gasolina, sabendo que se fosse do 1.8 a gasolina teria que trocar também o virabrequim, destaxar para turbinar, essa é a lei! E continuando com a ideia do básico, eu faria testes com o carburador mini, talvez mudando os giclês e vendo se daria conta, caso contrario, optaria por um 2e ou 3e, já pensando no futuro se a ideia fosse aumentar a pressão, iria de 3e de cara. Att: Luciano.

Fernando Correr disse...

Boa noite, tenho um gol AP 1.6, tive que desmontar o motor esses tempos atrás pq ele já estava no bico, pretendo mais pra frente por um turbo, mas gostaria de já deixar ele no jeito pra isso, um amigo flou que compensava deixar 1.6, colocar um cabeçote 2.0 e uma fueltech, compensa??

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Fernando Correr então, acredito que você iria perder um pouco em baixa, mas em alta seria mais favorável, visto que o fluxo de ar iria ser maior. Na minha opinião, eu apenas iria fazer um retrabalho no cabeçote do 1.6 e usar ele mesmo com a fueltech. Att: Luciano.

Anônimo disse...

bom dia, qual motor e preparação fica melhor no chevette?

Anônimo disse...

Bom dia Luciano...tenho uma saveiro 1.6,pelo q eu li posso passar ela para 1.9 se problema,so devo trocar o vira e pistoes,vira de 1.8 e pistoes de 2.0.correto?ja q a biela tem o mesmo tamanho...o diametro dos pistoes nao influenciam pa são os mesmos,posso pedir para a retifica abrir para 83,5 e usar bielas forjadas 144mm...correto?
Att Lucas.

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Anônimo até pode, mas como falado no texto, para se usar bielas forjadas nessa modificação 1.9, deve-se retirar muito material do bloco para acomodar as novas bielas, o que pode deixar o bloco frágil em algumas áreas, por isso, neste caso, seria melhor um bloco do 2.0, por ser um pouco maior. Mas é pergunta é. Daria certo? Sim. Mas por sua conta e risco, não me responsabilizo por possíveis quebras. Att: Luciano.

Anônimo disse...

Boa Tarde , tenho um gol 85 motor ap 1.6 , gostaria de saber se posso usar um comando 49g no meu cabeçote original , ou tenho que trocar o cabeçote também e vou turbiná-lo também.

Fábio disse...

Boa Tarde..! Primeiramente, gostei bastante do seu blog, continue com ele, pois é do atrativo de muitos..! Mas bem, deixa eu lhe explicar meu caso e minha idia. Atualmente tenho um Gol G2 97, AP 1.8, já fazem uns 5 mil km que ele tem apresentado um barulho que para mim era apenas cabeçote, bem, como o meu estava ruim, comprei um 2.0 de um santana 2004, mandei pra retífica e instalei no Gol, bem, o carro melhorou consideravelmente, porém, meu barulho persiste, levei para uma mecânica e me disseram que essa barulho é bem provável que seja pino de pistão ou bronzina, já andei com esse barulho uns 5 mil km, tem instantes que ele para, e outros instantes ele começa..! Bem, se for bronzina, enquanto eu manter com um bom nível de óleo e em dia acredito que não quebre certo? Pensei em abrir apenas a parte de baixo no cárter e trocar as bronzinas, e caso o barulho persista abrir o motor para averiguar com mais precisão... Porém, a maior duvida vem ai, consigo por um excelente preço um jogo de pistões 2.0 e um virabrequim standart 2.0, então, caso em precise abrir o motor, será que vale a pena abrir meu bloco 1.8 para comportar os pistões e virabrequim 2.0? Já adianto que não pretendo turbinar o carro, no máximo uma injeção programável mais futuramente... Oque você acha, vale a pena abrir o bloco de 1.8 para 2.0? Posso ter maiores problemas? Muito obrigado pela atenção e me desculpa o texto, gosto de explicar o melhor possível para um melhor entendimento do meu caso. Valeu..! :D

Luciano Berlanda disse...

Boa noite Fabio, Primeiramente muito Obrigado. Como eu não ouvi o barulho, pode ser sim isso e também pode ser saia de pistão, saia de pistão tem costume de bater mais quando o motor está frio, perceba isso, mas como você comentou que as vezes faz e as vezes não, pode ser também bronzina ou pino, e manter o óleo sempre bom ajuda, mas só adia o inevitável, se realmente for isso, pode ser que esse motor aguente mais 10, 20, 50 mil km, ou apenas 500 metros, é loteria!
Eu particularmente não aconselho só abrir a parte de baixo, porque se não for bronzina você vai ter 2 serviços mais tarde, como pode ser que resolva, mas minha opinião seria abrir o motor todo e dar uma geral para desencargo de consciência. Se você você viu minha matéria sobre como alterar a cilindrada, no tópico de 1.6, 1.8 para 2.0 diz o seguinte:
"...o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente."
então se você esta disposto a isso, vá em frente, mas se você não pensa em turbo ou coisa assim eu aconselharia manter a originalidade do 1.8.
Att: Luciano.

Luciano Berlanda disse...

E quanto ao nosso amigo Anônimo, eu não tenho certeza, não me recordo dos dados técnicos dele e não encontrei meus arquivos, mas afirmo com 98% de certeza que serve sim, e boa sorte no turbão.
Att: Luciano.

Unknown disse...

Boa tarde Luciano, de cara já digo que sou leigo no assunto e estou procurando entender um pouco mais sobre preparação antes de levar um carro para um upgrade. Estou com motor AP 1.6 carburado (vou abrir o motor ou trocar) e pretendo chegar inicialmente com 250CV e uns 22Kg de torque. Minha dúvida é partir para um 2.0 turbo forjado com intercooler de oleo e coletor e uma FT visando maior durabilidade do equipamento (isso dependendo jeito que vai andar rs..), ou consigo atingir as marcas pretendidas usando o AP 1.6 forjando ou mesmo fazendo um upgrade para 1.8 conforme suas dicas? Esse Gol que estou montando é de uso casual, ou seja, 1 ou 2 x no mês, se eu gostar da brincadeira pode ser que use mais rs.... Como a brincadeira não vai ficar barata acho legal ter opiniões como as suas! abs!

GABRIEL PELISSARI disse...

Bom dia, Luciano.

Tenho uma Parati 1.6 AP MI gasolina ano 98/99.

Quero fazer conversão dela para Diesel, tendo em vista que existe motor ap 1.6 Diesel das Kombi e saveiros, para se utilizar algumas peças.

Pretendo usar bloco original ainda devido numeração, utilizar bomba injetora, bicos e comando da Kombi diesel, estava pensando utilizo o cabeçote original mas mando rebaixar segundos cálculos e tampar furo das velas e refazer para os bicos injetores ou utilizar cabeçote completo da Kombi, o cabeçote da Kombi cabe com pouquíssima adaptação porem custa 3.000,00, não sei qual seria mais viável retificar e tampar ou o da Kombi, tendo em vista q o cabeçote da Kombi e totalmente plano, não tem aquela cava como o cabeçote do ap 1.6 gasolina, penso que se mandar plainar deixando plano já vai ajudar a chegar na taxa para diesel que e entorno de 20:1 a 23:1, , não sei qual virabrequim, biela e pistão utilizaria...
Outra duvida seria em relação ao tamanho das válvulas, pois da Kombi as duas são iguais e a do ap 1.6 gasolina e uma maior e uma menor, se isso iria interferir... atrapalhar...

GABRIEL PELISSARI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

carro carburado é facil de ganhar potencia sem modificar o motor basta deixar o gicle principal com uma medida especial pra nao dar excesso e adiantar o ponto de iginiçao entre 1 a 2 graus principalmente em motor a alcool será melhor e pode melhorar o consumo já fiz isso na pratica no motor ap a alcool e deu certo fazia 10 km na cidade com um litro de alcool

Antonio Hilário Neto disse...

Boa noite meu amigo sou de Brasilia e sou dono de oficina, tenho uma saveiro G-3 ano 2.000 a gasolina alguns colegas sugeriram a troca do câmbio por um 1.8 e o cabeçote por um flex inclusive com válvulas maiores e fazer um acerto na central etc que eu ganharia uma potência considerável, você concorda ? Ou trocamos o cambio, virabrequim e os pistões dando um trato no cabeçote deixando o resto como está?Meu nome é Hilário.


Unknown disse...

Boa noite
Estou montando um saveiro surf 2005 turbo.
Fizemos o motor todo novamente, abrimos de STD para 81,5mm e a ideia é usar pistões forjados 1.8 a Gasolina, demais peças todas originais (vira, Bielas, cabeçote etc...)
Meu "questionamento" é o seguinte: com os pistões 1.8 a gasolina nao vai ficar muito destachado? nao seria o caso de baixar um minimo do bloco?
Aguardo e obrigado.

francisco disse...

Eu gostaria de saber se alterando á cilindrada do motor é preciso mudar também á caixa de marcha pra mesma potencia do motor.

Maiquel disse...

Bom dia!Tenho um gol power 1.8 flex que foi para a retifica e agora estou pensando
Em fazer lo 1.9,mas minhas duvidas são:Qual marca de pistão utilizar?Vou abrir para 83mm.A injeção vai dar conta do novo motor 1.9?Ou terei que colocar uma programável?Não irei turbinar apenas aspirado