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Este motor foi desenvolvido pela Audi no começo dos anos 70, buscando desempenho, eficiência e robustez. Foi lançado aqui como MD-270 de 1,5 litro que equipou inicialmente o Passat em 1974 e logo depois recebeu uma versão 1.6, porém apenas em agosto de 1985 era padronizado aos alemães, ganhando novos pistões, bielas e carburação, surgindo a família AP.

Os primeiros AP 1.8 que equiparam o Santana e o Gol GT utilizavam as mesmas bielas do MD (136 mm), gerando aspereza no funcionamento. Fato ocorrido também com a versão 2.0, que foi lançada em 1988 com as mesmas bielas de 144 mm do restante da linha (contra 159 mm dos alemães), ocasionando o mesmo problema, e não foi corrigido até hoje.

O motor AP até hoje é consagrado pela potência e robustez e o mais aclamado entre os preparadores. Há uma gama enorme de peças forjadas, comandos especiais, kits de turbina e compressor mecânico para equipá-lo.

Foi o primeiro motor nacional a receber uma injeção eletrônica, no Gol GTi em 1989, era uma Bosch LE Jetronic multiponto analógica, sendo que o restante da linha permaneceria utilizando carburador. Apartir de 1995 toda linha foi equipada com a injeção eletrônica digital monoponto FIC e apartir de 1997, com a multiponto seqüencial da Magneti Marelli, porém ainda utilizando distribuidor mecânico ao invés de uma moderna ignição estática.

Também foi o primeiro motor nacional a receber o sistema Flex Fuel que permite a utilização de álcool e gasolina em qualquer proporção, porém possui taxa de compressão de apenas 10:1, sendo muito baixa para queimar o álcool com eficiência, aumentando o consumo de combustível.

Durante a Autolatina (associação entre Ford e Volkswagen) este motor foi utilizado em diversos veículos da Ford, porém nos Escort e Verona eram montados transversalmente e recebiam um novo comando de válvulas, obtendo maior torque e potência.

Siglas:
GT - Grand Tourism (gran-turismo)
GTS - Grand Tourism Sport (gran-turismo sport)
GTI - Grand Tourism Injection (gran-turismo injeção)
EFI - Electronic fuel injection (injeção eletrônica de combustível)
MI - Multi-point injection (injeção multiponto)
I - Injection (Injeção)
STD - Standard (padrão)
TSi - Tourism Sport Injection (turismo sport injeção)

Pros: Potência e resistência para preparações pesadas.
contras: Aspereza no funcionamento (versão 2.0)

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