Polia Regulável

Polia Regulável

Em motores cujo comando de válvulas é acionado por uma correia dentada ligada ao eixo do virabrequim (ou árvore se manivelas), há pelo menos uma polia no comando de válvulas. Existem cabeçotes OHC e DOHC, respectivamente com 1 ou 2 comandos.



Quando se altera a posição do comando em relação ao virabrequim, há uma influência direta na curva de torque do motor, ou seja, em sua eficiência volumétrica. É o caso dos modernos CIVI, onde há um controle da fase de abertura das válvulas. Isso proporciona uma incrível eficiência com grande economia e baixas emissões, fato que tem levado praticamente todas as grandes montadoras e adotarem a variação automática do comando de válvulas.
Utilizada a pelo menos 50 anos, a polia regulável manualmente promove um ajuste fino, mudando as características da curva de torque do motor.
Portanto, a polia regulável não é nenhuma novidade, inclusive é amplamente usada em preparações de alto nível pois traz a possibilidade de se obter a melhor a curva de torque do motor em função do modo de direção ou preparação.



As montadoras precisam optar entre um bom equilíbrio entre torque em baixa e alta rotação, para manter o consumo, conforto e explorar comercialmente a potência. Pegando como exemplo um carro com 92CV a 5200 RPM, atrasando poucos graus o comando, é possível elevar o regime de potencia máxima através da melhora da eficiência em alta rotação, sendo assim obteria-se estimados 100CV a 6200RPM. No entanto, em 2000 RPM haveria uma perda de potência, se antes havia 30CV, passou a ter 27CV. Ganha em alta, perde em baixa e vice-versa.

Em carros turbinados, pode-se adiantar o comando para ganhar mais força em baixa rotação, aumentar a pegada da turbina e ainda manter a temperatura da câmara mais controlada. Preparadores experientes tem total conhecimento sobre as vantagens do uso da polia regulável, não só em carros turbinados como também em carros com comando de válvulas mais bravo, pois para estabilizar a lenta é necessário adiantar a abertura do comando com a sensibilidade para não prejudicar a alta rotação.

Porque adiantar o comando melhora o torque em baixa rotação? (sentido horário)
Avançar o comando em um carro original proporciona uma melhora de potência em baixa rotação, através do aumento do torque (torque x RPM = potência). O aumento da eficiência é provocado pela abertura da válvula de admissão mais cedo, aproveitando melhor a descida do pistão para puxar a mistura ar/combustível. O fechamento mais cedo, traz o ponto para mais perto do PMI (muito distante embaralha a lenta, como no caso de comandos bravos), como em baixa rotação a velocidade dos gases é menor, isso contribui também para o melhor enchimento do cilindro. O fechamento mais cedo da válvula de escape faz com que o overlap seja menos eficiente, mantendo uma parcela maior de gases inertes (CO2) de escape no cilindro, o que entre outras funções, ajuda a manter a temperatura da câmara.

Os benefícios são mais nítidos com o veículo carregado, na cidade ou estrada com subidas íngremes. A sensação é de que o carro tem mais força entre 1000 e 5000RPM, percebendo que acima de 5000RPM ele fica mais amarrado que o original -> dependendo de quantos graus foi adiantado o comando. Até 2° a diferença em alta rotação é praticamente imperceptível. O correto aproveitamento da melhora de eficiência em baixa rotação se traduz em redução do consumo.

Lembrando: torque x RPM = potência, se você tem mais torque em baixa rotação, aumentou a potência. A potencia máxima divulgada pelo fabricante é apenas o pico, o correto seria avaliar toda a curva de potência em função da rotação. É comum os motoristas acreditarem que o motor ficou mais forte com o avanço do comando, quando na verdade muitas vezes o pico de potência acabou sendo reduzido.



Porque atrasar o comando melhora em alta rotação? (sentido anti-horário)
Atrasar o comando resulta em um melhor enchimento do cilindro em alta rotação. Como sabemos, o torque é a força produzida pela combustão. Se há mais ar/combustível no cilindro, maior será a força de descida do pistão.
Em alta rotação, os gases movem-se muito mais rapidamente, ou seja, se comparar a velocidade de descida do pistão (em metros por segundo) e o deslocamento do ar, será possível perceber que o ar demora para entrar. Mesmo o pistão passando do PMI e iniciando a subida (o que tenderia a empurrar novamente a mistura para o coletor), os gases ainda estão ocupando o vácuo gerado pela descida do pistão.

É neste ambiente que abrir a válvula de admissão depois do ponto original, faz com que a válvula se abra em um momento já na descida do pistão, onde ele está ganhando maior velocidade (ele desce com velocidades diferentes). Assim a mistura é admitida com maior violência tornando mais homogenia a mistura (isso influencia na turbulência e efeitos). O fechamento mais tarde da válvula de admissão ajuda a aproveitar a inércia dos gases do coletor, como em um comando com duração maior. A válvula de escape fecha mais tarde também e com isso permite um melhor escoamento dos gases gerados pela combustão.
Os benefícios são sentidos somente com o motor em alta rotação, pois irá promover perdas em regimes inferiores. É interessante o uso em arrancada, estrada com o carro vazio, sinal-a-sinal, etc. Em pistas rápidas onde a faixa de giro permanece alta, o atraso é sem dúvida uma saída para conseguir baixar o tempo!



Finalizando...
É fundamental entender que a polia apenas privilegia a alta ou baixa rotação. Haverá sempre q ter conhecimento e sensibilidade para buscar o melhor equilíbrio, que melhor se adeque a suas exigências.Deve-se lembrar que estamos trabalhando com fluxo de gases. Sendo assim, o coletor de admissão, o corpo de borboletas, o coletor de escape, o escapamento, a graduação do comando e PRINCIPALMENTE a capacidade de fluxo do cabeçote são fatores que influenciarão diretamente no ganho de potência do motor (não adianta regular a polia para alta rotação e ter um catalisador entupido).
A regulagem da polia é bastante SIMPLES, levando em média 60 segundos. Ela é feita através de uma chave Allen 4mm que afrouxa (não solta) 7 parafusos. Com isso pode-se girar o comando e escolher uma nova posição através da graduação da polia. Ao final, aperta-se em X os 7 parafusos com não mais que 1,5kg de torque. Pronto, está feita a nova regulagem. O módulo de ignição pode demorar para se adaptar a nova condição, uma vez que a fase de injeção e ponto serão corrigidas para a nova condição. Em geral, é possível adiantar até 10° o comando original sem nenhum risco ao motor, embora os resultados mais satisfatórios fiquem entre +6° e -6°.

12 comentários:

Anônimo disse...

Legal, me foi muito útil, esclareceu muitas de minhas duvidas. Obrigado

Luciano Berlanda disse...

Obrigado, desculpem o blog estar meio abandonado, mas houve vários problemas, obrigado por continuar visitando o blog.

Rafaael Bruno disse...

Tópico foda! Valeu o compartilhamento de informações!
No caso dos DOHC, aconselha a regulagem igual dos comandos ou da pra ter melhores resultados variando de forma diferente?

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Rafaael Bruno. Em motores DOHC existem inúmeras possibilidades de regulagem, pode se usar uma regulagem igual para as duas polias, ou fazer um Overlap, que seria adiantar uma polia e atrasar a outra, essa regulagem é bastante usada em motores DOHC, em suma, seria você adiantar o comando de admissão e atrasar o de escape, mas nem tudo nisso é benéfico. A ideia do Overlap é conseguir maior aspiração da mistura que está entrando, mas dependendo da angulação das válvulas a mistura pode entrar e passar direto pela câmara de combustão e sair pelo sistema de escape, o que seria um problema. Att: Luciano.

Anônimo disse...

Excelente explicação. Parabéns

Anônimo disse...

Muito útil amigo, tenho uma dessas e não sabia regular.
Vou experimentar agora mesmo!

Anônimo disse...

Há algum problema em colocar uma polia regulável em motor VW EA111 1.6, com tuchos hidráulicos ? Onde encontro essa polia para comprar ? Só tenho achado polia para motores AP !

Unknown disse...

Seria possivel adiantar o comando em 8 graus somente levantando a corrente e girando o comando uns 2 dentes?

Luciano Berlanda disse...

Vou aproveitar para responder as duas perguntas.
referente a duvida do Anônimo, no mercado livre você encontra alguma coisa, não é uma polia muito comum, pois é um motor que geralmente o pessoal não mexe muito, mas se seu motor for original, por que por a polia? O motor já vem de fábrica com o comando na melhor posição levando em consideração economia, marcha lenta, torque, potencia.

já sobre a duvida do nosso amigo Hiroyuki, digamos que a grosso modo regular a polia e pular dentes seria a "mesma" coisa, o que acontece é que a polia você regula somente alguns graus 2, 4, 8 graus, por exemplo, já pulando 2 dentes isso seria quase 20 graus, o que seria muita coisa. NUNCA aconselho ninguém a fazer isso!

Anônimo disse...

Tenho um VW POLO com o motor AE111 1.6 Total Flex; é possível encontrar polia regulável para este motor ?

Anônimo disse...

Muito bom, me esclareceu bastante duvidas.

Moisés disse...

Carinha , que material rico em conteúdo , eu tenho um vectra 2.0 16v turbo com ft400 forjado e recentemente tive que retirar um vazamento de oléo na bomba. E aproveitei para inspecionar os retentores de óleo , bomba dágua e correias.
Ao tentar colocar o motor no ponto com a ferramenta de fasagem , eu percebi a polia de admissão 2 dentes antes da marca original e a polia de escape com a marca original no ponto original. Já a polia do VB estava como se fosse 2 dentes antes da marca original . Não sei se ao colocar os pistões em PMS eu não atentei o ponto mais alto e deu diferença na polia do Vb, lembrando quando a polia do comando de escape casou com a marca na carcaça eu encaixei a ferramenta.
Mas em fim , se eu montar na configuração normal( Padrão)eu sofro algum risco de problema?
Lembrando que antes de desmontar o sincronismo eu marquei os pontos antigos de ponto e fotografei com a ferramenta entre as polias.
Eu poderia seguir também com o sincronismo antigo? Você mencionou 2 dentes = a + OU - 20° ! Preocupante pois já estou rodando assim desde 2010 e não notei nada estranho.
Cara se ainda puder me responder me ajudará e muito! Te agradeço muito tenho o vectra desde sua fabricação comigo e tenho o maior carinho por ele, Abraço...