Comando de válvulas VW - informações

ZBA.109.101 (Original) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames.

049.109.101.H (049H) - 258 graus com folga de funcionamento e 218 graus com 0,05" nos dois cames. O ângulo entre pontas deste comando é um pouco maior, diminuindo o overlap das válvulas e produzindo uma curva de torque mais plana. Isto deixa o motor mais elástico e com mais torque em baixas rotações. O "H" não significa que ele é para tucho hidraulico como muitos pensam, é para mecanico mesmo.

049.109.101.G (049G) - tem 266 graus com folga de funcionamento e 232 graus com 0,05" no came de admissão e 238 graus no came de escapamento. O lift é de 9,8mm na adm e 10,8 no escapamento.

049.109.101 (049 do Gol GT) tem ambos os ressaltos iguais ao ressalto de admissão do 049.109.101.G (049G)

053.109.101.1 (053.1), 053.109.101.2 (053.2), 053.109.101.3 (053.3) possuem de 2 a 4 graus a mais que os 049.109.101.G (049G) mas têm o ângulo entre pontas um pouco menor(maior overlap)deixando a curva de torque menor plana e boa para câmbio curto. De 2 a 4 graus pois o desvio padrão da VW é de +- 2 graus nos ressaltos. O comando 53.3 é o mais preciso enquanto o 53.2 é o que apresenta maiores desvios.

Alguns comandos 266 são mais bravos que alguns 272 pois enquanto esses 266 têm 238 graus a 0,05" os 272 tê 226 graus a 0,05" o que dá um melhor fluxo.

027.109.101.2 (027.7) - é um comando semelhante ao 049G mas a chaveta é atrasada 2 graus o que faz perder um pouco de giro pois o comando fica adiantado 4 graus em relação ao virabrequim.

GTS - 049G

Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110

---------------------
027.2

Tucho mecânico
Permanência - 260/266
Aferição - 220/226
Lift - 10,3/10,8
Cruzamento 44 graus
LC - 110
Para o 49G só muda a chaveta em 2 graus o resto é igual

---------------------
GTI - 027.7

Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110

---------------------
049H

Tucho mecânico
Permanência - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento - 42
LC - 110

---------------------
ZBA

Tucho mecânico
PermanÊncia - 254/254
Aferição - 212/212
Lift - 9,3/9,3
Cruzamento - 50
LC - 110

---------------------
026

Tucho hidráulico
Permanência - 250/250
Aferição - 210/210
Lift - 10,1/10,1
Cruzamento - 50
LC - 110

---------------------
026BE

Tucho hidráulico
Permanência - 254/254
Aferição - 226/226 graus
Lift - 11,15/11,15
Cruzamento 46 graus
LC - 110

OBS.: do 027.7 para o 026BE, como do 49G para o 27.2 muda apenas a chaveta.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem, galera, para quem curte um carro bem acertadinho, original ou preparado, mas não é profissional, essas informações prestadas por essas pessoas amantes do automobilismo é o que eu chamo de uma mão na roda.
Parabenizo todos que envidam esforços, não só para entender como passar para outros.

Geovec.

Luciano Berlanda disse...

Olá Anonimo... Estamos sempre ajudando na medida do possível a quem for interessado. Todas as contribuições são muito úteis, sempre.

Marcello Franchi disse...

Show de bola Luciano!! Estou estudando bastante antes de trocar o comando do meu fuscão, gostaria de um pouco a mais de desempenho porém mantendo a carburação simples, escutei muito nos w100 ou nos de Kombi, o w100 sei que é 267º porem o da Kombi não encontrei... saberia me dizer quantos graus tem? seja a álcool ou injetada?

Luciano Berlanda disse...

Olá Unknown ou é Marcello Franchi?
Então, eu não sou um entendedor nato de vw a ar, mas se não estou enganado a kombi usa comando de 266º, a samcams também fabrica comandos para vw a ar, mas seguintes graduações:

276º W100, 284º W110, 294º W120, 302º W125.

Espero ter ajudado!

Mariade Lurdes disse...

Meu Santana 2005 Ap 1.8, Etanol calça o cabeçote o 026.103.373.-31 gostaria de saber qual é o comando de válvula novo pra esse cabeçote. Não estou conseguindo o cabeçote com a numeração acima, qual cabeçote pode substituir o meu e qual comando de válvulas?