Escapamento/Dimencionamento

Claro que a função principal do escape é encaminhar os gases resultantes da queima da mistura ar combustivel para atmosfera. Só que, em um sistema de alta performance ou competição, com coletor tubular, catalizador e abafador livre e tubo de diametro correto, é possivel ganhar potencia e torque, Até a curva de um motor sofre efeito direto do dimensionamento de um escape.
Sabe o que um sistema restrito pode fazer em um motor rojão???

O mesmo motor V8 6,2 dos Mercedes AMG rende 463 cv no C 63, com um ronco belissimo, Nos S 63 e SL 63, esta potencia salta para 532 vc, A maior diferença esta justamente no escape e, consequentemente na calibração da injeção. Ocorre que o cofre do motor da serie C limita um formato ideal para os coletores e isso não acontece nos S e SL, com cofres que acomodam até motores V12.

Se a ideia é extrair potencia, o ideal ér começar do catalizador para traz, em carros aspirados, da para ganhar uns 5 cv. Nos motores superalimentados, mais sensiveis as restrições de escape, espere pelo menos 10cv.
Em casos extremos, como carros de arrancada turbinados, um tubo de diametro inadequado rouba dezenas de cv, aumenta a contrapressão e a temperatura das camaras de combustão, alem de pouco potentes um propulsor destes fica sujeito a quebras frequentes.

Como regra geral: um tubo de 2” suporta 100cv, 2.25” uns 150cv, 2.5” até 250cv , e de 3” acima disso.

Cuidado com exageros nos aspirados, escapes com diametro exagerado fazem o motor perder rendimento porque diminuem a velocidade dos gases, Nos turbinados da para exagerar e ganhar em todas as faixas de utilização, ja que a propria turbina mantém a velocidade de exaustão elevada.

Para quem esta disposto a encarar com seriedade uma preparação, os coletores tubulares dimensionados são obrigatorios . A grande vantagem sobre os coletores fundidos originais vai muito além de um simples ganho de fluxo. Comprimento e diametro dos tubos e desenho do componente não só geram potencia, como tambem alteram as curvas de um motor.

Coletores do tipo 4 em 1 onde os quatros cilindros entram no mesmo difusor, privilegiam rendimento em altas rotações. Os tri Y com disposição 4 em 2 em 1 (cada 2 cilindros se unem em um difusor) aumentam torque e potencia em faixas intermediarias.
Dutos primaris (os canos que ligam o cabeçote.ao difusor) longos favorecem a entrega de potencia em rotações elevadas.dutos mais curtos melhoram a resposta em baixas rotações.

Para um carro de rua, os coletores com tubos de 80cm de comprimento são mais adequados pois rendem bem em entre 5.000 e 6.000 rpm . Coletores mais curtos em 2 a 4 cm apenas são indicados para competição, onde a faixa de utilização d rpm é mais la em cima.

Como os gases fluem melhor em temperaturas mais altas, o material tambem interfere no rendimento, aço inox, e inconel (uma liga de ferro, cromo e niquel ) são mais indicados pela grande capacidade de retenção de calor. Inconel é caro e raro e caso seja impossivel investir em peças de inox , da para revestir os componentes com mantas térmicas ou banho cerâmico que tambem retem calor.

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