Ficha técnica Motor AP



Motor: AP (Alta Performance)Versão esportiva "S" leva o comando de
válvulas do Golf Alemão.
Cilindros: 4
Válvulas: 4/16
Material do cabeçote: Alumínio
Material do bloco: Ferro fundido
Tipo de cabeçote: Fluxo convencional, fluxo cruzado (2.0 16V)
Comando de Válvulas: No cabeçote acionado por correia dentada, comando 049G de 264° aplicado na versão "S", tuchos mecânicos nos carburados e hidráulicos nos injetados.
Diâmetro X Curso X Cilindrada:
81,0 x 77.4 mm 1596 cm³
81,0 x 86,4 mm 1781 cm³
82,5 x 92,8 mm 1984 cm³
Bielas Relação R/L:
144 mm/0,268 1.6
144 mm/0,300 1.8
144 mm/0,322 2.0
159 mm/0,291 2.0 16V
Combustível Gasolina alimentado por:
Carburador: Weber TLDZ/TLDE - Brasol 2E/3E
EFI: FIC ECC-IV
MI: Bosh LE Jetronic - Marelli 1AVB/1AVP
Combustível álcool alimentado por:
Carburador: Weber TLDZ/TLDE - Brasol 2E/3E
EFI: FIC ECC-IV
MI: Marelli 1AVB/1AVP
Taxa de compressão:
Carburador: gasolina 8,5:1 - álcool 12,3:1
EFI - MI: gasolina 10,0:1 - álcool 13,0:1
2.0 16V: gasolina 10,5:1
Flex: gasolina 10,0:1 - álcool 10,0:1
Potência:
Gasolina 1.6 80,0 cv / 5.600 rpm Álcool 90,0 cv / 5.600 rpm
Gasolina 1.8 88,0 cv / 5.200 rpm Álcool 96,0 cv / 5.200 rpm
Gasolina 2.0 105 cv / 5.200 rpm Álcool 112 cv / 5.200 rpm
Gasolina 1.8 S 90,0 cv / 5.600 rpm Álcool 99,0 cv / 5.600 rpm
Gasolina 2.0 S 112 cv / 5.600 rpm
Gasolina 1.6i 75,7 cv / 5.500 rpm Álcool 82,4 cv / 5.500 rpm
Gasolina 1.8i 90,6 cv / 5.500 rpm Álcool 96,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 2.0i 109 cv / 5.250 rpm Álcool 114,9 cv / 5.250 rpm
Gasolina 1.6 Mi 92,4 cv / 5.500 rpm Álcool 99,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 1.8 Mi 99,1 cv / 5.250 rpm Álcool 103,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 2.0 Mi 114 cv / 5.250 rpm
Gasolina 2.0 16V 141 cv / 6.250 rpm
1.6 Flex Gasolina 97,0 cv / 5.500 rpm Álcool 99,0 cv / 5.500 rpm
Torque:
Gasolina 1.6 12,7 mkgf / 2.600 rpm Álcool 13,1 mkgf / 2.600 rpm
Gasolina 1.8 14,7 mkgf / 3.400 rpm Álcool 15,2 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 2.0 17,0 mkgf / 3.400 rpm Álcool 17,3 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 1.8 S 14,5 mkgf / 3.600 rpm Álcool 14,9 mkgf / 3.600 rpm
Gasolina 2.0 S 17,5 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 1.6i 12,3 mkgf / 3.500 rpm Álcool 13,0 mkgf / 3.500 rpm
Gasolina 1.8i 14,3 mkgf / 3.500 rpm Álcool 15,2 mkgf / 3.500 rpm
Gasolina 2.0i 17,0 mkgf / 3.000 rpm Álcool 17,7 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 1.6 Mi 13,9 mkgf / 3.000 rpm Álcool 14,4 mkgf / 3.250 rpm
Gasolina 1.8 Mi 15,4 mkgf / 3.500 rpm Álcool 16,6 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 2.0 Mi 17,5 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 2.0 16V 17,8 mkgf / 4.500 rpm
Gasolina 1.6 Flex 14,1 mkgf / 3.000 rpm Álcool 14,4 mkgf / 3.000 rpm

10 comentários:

Renato Paupitz disse...

bom dia duvida quantos litros de olho é recomendado para um motor AP 1.8

Luciano Berlanda disse...

Boa tarde Renato, desculpa a demora, estive meio ausente, mas o indicado
para um AP 1.8 é 3 litros e meio, quando se troca também o filtro, o aconselhável
é trocar o filtro a cada troca de óleo.

Anônimo disse...

boa noite vc poderia me informar qual a altura de compressao dos 1.6 ?

leandro disse...

tenho virabrequim biela e pistao da parati 2000 1.8 ap mi 8v consiguo colocar o vira e as biela no motor 2.0 ap mi 8v trocando so o pistao para o tamando do cilindro do motor ?

Anônimo disse...

Bom dia tenho um ap 2.0 mi lejetronik no documento diz 120 cv a 5500rpm

Anônimo disse...

bom dia, qual motor ap fica melhor no chevette?

Gustavo Santos disse...

Boa noite, tenho uma parati 94 GLS 1.8S c/ar condic. O antigo dono substitui o carburador a álcool original brosol por um a gasolina de marca inferior, modificou também os pistões passando para gasolina. o projeto ficou bacana, mas infelizmente o carro está consumindo muita gasolina e não está tendo aquela resposta aceitável em alta rotação. solicitei recentemente regular todo carburador e conferir o segundo estagio do mesmo no qual estava todo funcional. O mecânico sugeriu em trocar o sistema carburado pelo injetado MI. Estou em duvidas, pois o carro está em excelente estado de conservação e não gostaria de perder a originalidade do veiculo. Se eu adquirir um carburador original á gasolina brosol para carro c/ ar condic. resolverá meu problema, ou será melhor substituir o sistema por um injetado MI. Obridado, aguardo.

meu email é gustavolecilde@yahoo.com.br

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Gustavo Santos. Então, a instalação do sistema MI requer um bom empenho, instalação/adaptação de varias peças que não estão presente no modelo carburado, sem falar no valor, que talvez não compensa. Ainda tem o quesito originalidade, como você comentou, isso pode ser um problema na hora de revender, muita gente não gosta de carros "adaptados". você verificou a taxa de compressão dos cilindros? ele não está fora de ponto? como saída mais viável e correta, eu daria uma geral nesse motor/carburador antes de qualquer coisa, se nada adiantasse ai sim poderia pensar em um carburador de marca melhor.
Att: Luciano.

Fabio Silva disse...

Boa tarde Gustavo, estou iniciando um projeto em um fusca estou querendo substituir o motor original por um AP o inguinação eletrônica, qual motor vc recomenda?

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Fabio, mas não tem nenhum Gustavo aqui!
Nunca fiz esse tipo de adaptação, não é meu forte, mas uns amigos que já fizeram disseram que pode ser "aquele que te agrada mais" dando preferência para os 1.6 e 1.8. os kit de adaptação você encontra facilmente no mercado livre.
Att: Luciano.