Ficha técnica Motor AP



Motor: AP (Alta Performance)Versão esportiva "S" leva o comando de
válvulas do Golf Alemão.
Cilindros: 4
Válvulas: 4/16
Material do cabeçote: Alumínio
Material do bloco: Ferro fundido
Tipo de cabeçote: Fluxo convencional, fluxo cruzado (2.0 16V)
Comando de Válvulas: No cabeçote acionado por correia dentada, comando 049G de 264° aplicado na versão "S", tuchos mecânicos nos carburados e hidráulicos nos injetados.
Diâmetro X Curso X Cilindrada:
81,0 x 77.4 mm 1596 cm³
81,0 x 86,4 mm 1781 cm³
82,5 x 92,8 mm 1984 cm³
Bielas Relação R/L:
144 mm/0,268 1.6
144 mm/0,300 1.8
144 mm/0,322 2.0
159 mm/0,291 2.0 16V
Combustível Gasolina alimentado por:
Carburador: Weber TLDZ/TLDE - Brasol 2E/3E
EFI: FIC ECC-IV
MI: Bosh LE Jetronic - Marelli 1AVB/1AVP
Combustível álcool alimentado por:
Carburador: Weber TLDZ/TLDE - Brasol 2E/3E
EFI: FIC ECC-IV
MI: Marelli 1AVB/1AVP
Taxa de compressão:
Carburador: gasolina 8,5:1 - álcool 12,3:1
EFI - MI: gasolina 10,0:1 - álcool 13,0:1
2.0 16V: gasolina 10,5:1
Flex: gasolina 10,0:1 - álcool 10,0:1
Potência:
Gasolina 1.6 80,0 cv / 5.600 rpm Álcool 90,0 cv / 5.600 rpm
Gasolina 1.8 88,0 cv / 5.200 rpm Álcool 96,0 cv / 5.200 rpm
Gasolina 2.0 105 cv / 5.200 rpm Álcool 112 cv / 5.200 rpm
Gasolina 1.8 S 90,0 cv / 5.600 rpm Álcool 99,0 cv / 5.600 rpm
Gasolina 2.0 S 112 cv / 5.600 rpm
Gasolina 1.6i 75,7 cv / 5.500 rpm Álcool 82,4 cv / 5.500 rpm
Gasolina 1.8i 90,6 cv / 5.500 rpm Álcool 96,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 2.0i 109 cv / 5.250 rpm Álcool 114,9 cv / 5.250 rpm
Gasolina 1.6 Mi 92,4 cv / 5.500 rpm Álcool 99,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 1.8 Mi 99,1 cv / 5.250 rpm Álcool 103,0 cv / 5.500 rpm
Gasolina 2.0 Mi 114 cv / 5.250 rpm
Gasolina 2.0 16V 141 cv / 6.250 rpm
1.6 Flex Gasolina 97,0 cv / 5.500 rpm Álcool 99,0 cv / 5.500 rpm
Torque:
Gasolina 1.6 12,7 mkgf / 2.600 rpm Álcool 13,1 mkgf / 2.600 rpm
Gasolina 1.8 14,7 mkgf / 3.400 rpm Álcool 15,2 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 2.0 17,0 mkgf / 3.400 rpm Álcool 17,3 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 1.8 S 14,5 mkgf / 3.600 rpm Álcool 14,9 mkgf / 3.600 rpm
Gasolina 2.0 S 17,5 mkgf / 3.400 rpm
Gasolina 1.6i 12,3 mkgf / 3.500 rpm Álcool 13,0 mkgf / 3.500 rpm
Gasolina 1.8i 14,3 mkgf / 3.500 rpm Álcool 15,2 mkgf / 3.500 rpm
Gasolina 2.0i 17,0 mkgf / 3.000 rpm Álcool 17,7 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 1.6 Mi 13,9 mkgf / 3.000 rpm Álcool 14,4 mkgf / 3.250 rpm
Gasolina 1.8 Mi 15,4 mkgf / 3.500 rpm Álcool 16,6 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 2.0 Mi 17,5 mkgf / 3.000 rpm
Gasolina 2.0 16V 17,8 mkgf / 4.500 rpm
Gasolina 1.6 Flex 14,1 mkgf / 3.000 rpm Álcool 14,4 mkgf / 3.000 rpm

16 comentários:

Unknown disse...

bom dia duvida quantos litros de olho é recomendado para um motor AP 1.8

Luciano Berlanda disse...

Boa tarde Renato, desculpa a demora, estive meio ausente, mas o indicado
para um AP 1.8 é 3 litros e meio, quando se troca também o filtro, o aconselhável
é trocar o filtro a cada troca de óleo.

Anônimo disse...

boa noite vc poderia me informar qual a altura de compressao dos 1.6 ?

leandro disse...

tenho virabrequim biela e pistao da parati 2000 1.8 ap mi 8v consiguo colocar o vira e as biela no motor 2.0 ap mi 8v trocando so o pistao para o tamando do cilindro do motor ?

Anônimo disse...

Bom dia tenho um ap 2.0 mi lejetronik no documento diz 120 cv a 5500rpm

Anônimo disse...

bom dia, qual motor ap fica melhor no chevette?

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma parati 94 GLS 1.8S c/ar condic. O antigo dono substitui o carburador a álcool original brosol por um a gasolina de marca inferior, modificou também os pistões passando para gasolina. o projeto ficou bacana, mas infelizmente o carro está consumindo muita gasolina e não está tendo aquela resposta aceitável em alta rotação. solicitei recentemente regular todo carburador e conferir o segundo estagio do mesmo no qual estava todo funcional. O mecânico sugeriu em trocar o sistema carburado pelo injetado MI. Estou em duvidas, pois o carro está em excelente estado de conservação e não gostaria de perder a originalidade do veiculo. Se eu adquirir um carburador original á gasolina brosol para carro c/ ar condic. resolverá meu problema, ou será melhor substituir o sistema por um injetado MI. Obridado, aguardo.

meu email é gustavolecilde@yahoo.com.br

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Gustavo Santos. Então, a instalação do sistema MI requer um bom empenho, instalação/adaptação de varias peças que não estão presente no modelo carburado, sem falar no valor, que talvez não compensa. Ainda tem o quesito originalidade, como você comentou, isso pode ser um problema na hora de revender, muita gente não gosta de carros "adaptados". você verificou a taxa de compressão dos cilindros? ele não está fora de ponto? como saída mais viável e correta, eu daria uma geral nesse motor/carburador antes de qualquer coisa, se nada adiantasse ai sim poderia pensar em um carburador de marca melhor.
Att: Luciano.

Unknown disse...

Boa tarde Gustavo, estou iniciando um projeto em um fusca estou querendo substituir o motor original por um AP o inguinação eletrônica, qual motor vc recomenda?

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Fabio, mas não tem nenhum Gustavo aqui!
Nunca fiz esse tipo de adaptação, não é meu forte, mas uns amigos que já fizeram disseram que pode ser "aquele que te agrada mais" dando preferência para os 1.6 e 1.8. os kit de adaptação você encontra facilmente no mercado livre.
Att: Luciano.

GOL QUADRADO AP 1.8 ORIGINAL ALCOOL disse...

Bom dia Luciano, tenho um gol AP. 1.8 ORIGINAL A ALCOOL.

o que acontece é que em marchas altas com baixas rotações o motor começa a grilar, o que pode ser?
exemplo: estou numa subida em segunda acelero e coloco terceira, quando a rotação esta baixa e eu começo a acelerar eu escuto grilar.

desde já agradeço.

Guilherne disse...

Boa Tarde!
Eu tenho um AP 1.6 carburador 2E no meu voayge e tenho um 2.0 fluxo cruzado que comprei, mas ja vi a dor de cabeça pra adaptar esse motor, entao queria saber se posso colocar o vira-brequin, comando e talvez os pistoes do 2.0 nesse 1.6 famoso bielao do meu voyage? pretendo colocar injeção futuramente ..

carlos735 disse...

amigo meu e um ap 1.6 flex to achando ele meio fraco ai medi a compresao do cilindro e em 3 cilindro deu 14bar e no outro deu 16bar mais nao achei atabela de compresao do ap flex isso e normal ou ta fora

tiago disse...

Me chamo Tiago tenho uma saveiro com a parte de baixo 2000 e cabeçote 1.8. tem diferença de acerto para este tipo de adaptação pois não tem jeito de acerto falha, engasga, estoura o que eu devo fazer?

Unknown disse...

Meu nome é Júnior, tenho um Saveiro 1.8 2007/2008 totalflex 100% original, com Ar Cond. + Dir. Hidráulica, é possível instalar comando 049G, quais modificações seriam necessárias nesse caso.

Unknown disse...

OLA BOM DIA MEU NOME É NILSON MARQUES, POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA TABELA DA VOLKSWAGUEM, QUE MOSTRE AS ESPECIFICAÇÕES DO MOTOR AP 1.8 INJETADO, EM QUE TIPO DE CARRO FOI MONTADO, DIA MES E ANO FABRICAÇÃO,ONDE FOI FABRICADO, TAXA DE COMPRESSÃO, ETC , DADOS ESSES, RETIRADOS DA NUMERAÇÃO DO MOTOR ??

AGRADECIDO PELA ATENÇÃO

NILSON