Coletor de escape dimensionado (se aplica a todas montadoras)

Como um coletor de escape dimensionado melhora o desempenho do motor.

Os coletores de escapamento dimensionados são um dos acessórios que se montam no motor que você pode usar para melhorar o desempenho dele. O objetivo desses coletores é facilitar ao motor a expulsão dos gases de escapamento para fora dos cilindros.

Quando você olha para um ciclo de quatro tempos pode ver que o motor produz toda a sua potência durante o curso de combustão. A gasolina ou o álcool no cilindro é queimado e expandido durante esse movimento, gerando potência. Os outros três cursos que o motor faz são males necessários para tornar possível o curso de combustão, que é que produz a potência. Como estes cursos consomem potência, eles são um peso-morto para o motor.

Durante o curso de escapamento, o motor pode perder a potência através da contrapressão. A válvula de escape se abre no início do curso de escapamento e, em seguida, o pistão empurra os gases queimados para fora do cilindro. Se houver resistência contra a qual o pistão deva fazer força para os gases queimados saírem, haverá desperdício de potência. Usar duas válvulas de escapamento em vez de uma melhora o fluxo e torna maior a área de passagem dos gases de escapamento.

Em um motor normal, os gases queimados saem do cilindro e chegam ao coletor de escapamento. Em um motor de 4 ou 8 cilindros, há quatro cilindros usando o mesmo coletor. A partir daí, os gases queimados fluem para dentro de uma tubulação em direção ao catalisador e ao silenciador. Percebe-se que a tubulação pode ser uma importante fonte de contrapressão, pois os gases de escapamento de um cilindro acumulam pressão no coletor, o que, por sua vez, acaba afetando o próximo cilindro que usa o coletor.

O conceito do coletor de escapamento dimensionado é eliminar a contrapressão do coletor que vem de fábrica. Em vez de um coletor comum que todos os cilindros compartilham, cada cilindro tem seu próprio tubo de escapamento. Estes tubos unem-se em um tubo maior chamado tubo primário. Os tubos individuais de um coletor dimensionado são cortados e curvados para que tenham todos o mesmo comprimento. Com isso, garante-se que os gases de escapamento de cada cilindro cheguem ao tubo primário com o mesmo intervalo, para que não haja a contrapressão gerada pelos cilindros que compartilham um mesmo coletor.


Coletor dimensionado 4X1


Coletor original

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia colega !
Primeiro, parabéns por seu site tão técnico e elucidativo; agora. minhas duvidas são: qual a espessura mínima das paredes dos tubos com que devo desenvolver um coletor 4x1? Pode ser de aço inox? Devido à dificuldade que tenho em encontrar alguém que curve os tubos, posso desenvolve-lo com pequenas partes retas para fazer as curvas necessárias ? Minha intenção é fazer um coletor "personalizado" para um VW POLO 1.6 Totalflex ano 2005.
Desde já agradeço pela sua colaboração.
Roberto Guerra

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Roberto, em primeiro lugar, muito obrigado pelo feedback!
Aço inox é o recomendável, por ser um material extremamente resistente a corrosão. Em relação a espessura dos tubos, 1 a 2mm já seria o suficiente, claro, a grosso modo falando, não levando em conta os cálculos necessários, por ele ser um motor 1.6 tubos de 35mm de diâmetro INTERNO estariam bom, como já dito, falando a grosso modo. E a respeito das curvas, o ideal mesmo seria encontrar alguém que fizesse essas curvas, se for fazer com pequenas partes retas precisaria de muitas pequenas partes, para que ficasse o mais "liso" possível. Respondendo: Daria pra fazer? Daria.. mas, daquele "jeito" né amigo!
Att: Luciano Berlanda.