Turbinando um motor - ATUALIZADO

ATENÇÃO: Não me responsabilizo por eventuais danos causado em motores, os danos são de inteira responsabilidade de quem for executar o serviço.

Turbo:

Introdução:
Aplicável a AP 1600, 1800, 2000.
Existem várias opções para turbinar um motor. Vou descrever a instalação de um kit turbo simples, e um kit turbo com todos os equipamentos possíveis, para quando você engatar uma quarta e acelerar, sentir o carro perder a tração de tanto patinar...

Peças Necessárias:
1. Um kit turbo completo.
2. Uma bomba elétrica de combustível.
3. Um dosador de combustível.
4. Uma bobina
5. Um jogo de cabos de velas 8 a 10 mm
6. Um jogo de juntas de escapamento.
7. Uma junta p/ tampa do cárter.
8. Uma junta p/ coletor de admissão.
9. Um silencioso p/ turbo 3.5 pol.
10. Um carburador 2E e 3E. (se o motor a ser turbinado for carburado)
11. Um pé p/ o carburador.
12. Dois giclês 20% maior que os originais.

Desmontagem:
Retire:
a) coletor de admissão com carburador e tudo
b) todo o sistema de escapamento desde o coletor de escape até o último silencioso,
c) a tampa do cárter: observe se a flange do filtro de óleo tem um tampão de rosca... se tiver, basta apenas tirá-lo, se não tiver, retire a flange completa e faça um furo e uma rosca semelhante a rosca onde a cebolinha do óleo esta encaixada. essa rosca é para engatar a mangueira de óleo que vai lubrificar a turbina.

Montagem:
A. Monte o coletor de escape com a turbina;
B. Recoloque o coletor de admissão;
C. Solde o cano em curva do kit na tampa do cárter o mais próximo possível da saída de óleo da turbina e recoloque o cárter;
D. Encaixe a mangueira de retorno de óleo na turbina e no cano que foi soldado no cárter;
E. Rosqueie na turbina a extremidade que sobrou daquela mangueira de óleo que foi conectada na flange do filtro de óleo;
F. Monte a bomba e o dosador de combustível como descrito no item veneno médio;
G. Faça a soldagem do sistema de escapamento colocando o silencioso no centro do veículo (use sempre canos de 3 polegadas);
H. Fixe o radiador de intercooler e a mangueira da turbina até ele;
I. Substitua os giclês do carburador, transforme-o em estágio mecânico, monte a tampa de pressurização e a mangueira da tampa até o intercooler (essas mangueiras que vão da tampa de pressurização até o intercooler e até a turbina devem ser montadas com abraçadeiras e bem encaixadas);
J. Retire a mangueirinha que vai do carburador ao avanço à vácuo da distribuição (esse procedimento é muito importante e obrigatório). Encaixe uma mangueirinha em uma saída de vácuo do carburador e na válvula de prioridade, encaixe outra mangueirinha na tampa de pressurização e leve-a até o interior do veículo e encaixe-a no manômetro, que deve ser instalado aonde você possa visualizá-lo bem.

Observações de Regulagem:
Abra todo o parafuso da válvula de alívio, coloque o parafuso do dosador no meio, ligue o motor e regule lenta e mistura, regule o ponto de 18 à 20 graus, o próximo procedimento é ir dar uma volta e ver os sintomas apresentados, e depois ir corrigindo aos poucos.

Obs 1: Se o motor for a álcool, o máximo de pressão recomendada é 0,7 Bar, mas se quiser por mais pressão, substitua os pistões por uns de motor a gasolina, e daí use até 2 Bar. Se o motor for a gasolina, o mais recomendável é colocar para funcionar à álcool, mas aí você terá que mudar o carburador por um com banho de níquel.

Obs 2: O mais importante em um motor turbo é o controle da rotação do motor...se você exceder o limite, já era! Adeus motor, por isso, sempre fique de olho no conta-giros ao trocar de marcha... se você é daqueles que troca marcha de ouvido, esqueça, pois o único barulho que você vai escutar é o da biela saindo na lateral do bloco. Então não desgrude os olhos do conta-giros quando for pisar fundo!


Observações de montagem:
Obs 1 - A turbina precisa de lubrificação, ela é feita da seguinte forma, uma entrada de óleo deverá vim da base do filtro de óleo (em motores AP, em outros motores verificar tomada de óleo disponível, ou adaptar uma, deverá colocar um niple para ligar o aeroquip na turbina) e o retorno diretamente da turbina ao Carter, ver o lugar mais curto entre a turbina e o Carter e furo para fazer o retorno de óleo. Importante: Cuidado para não fazer curvas fechadas com a mangueira de retorno, a passagem deverá ser livre.

Obs 2 - A válvula de alivio vai ser parafusada no coletor de escape e ela fica com outra “boca” livre, ali pode ser ligada no escapamento, é por ali que o excesso de pressão da turbina é jogado para fora. Ela tem um niple que vai outro aeroquip e é ligada na tampa de pressurização.

Obs 3 - A pressão de combustível que será ligada no manômetro deverá vim entre o dosador e a entrada do carburador.

Obs 4 - A pressão de turbo que será ligada no manômetro devera vim diretamente da tampa de pressurização.

Obs 5 - Cuidado com os anéis da tampa, eles são importantes para não haver vazamentos de pressão.

Obs 6 - Quando ligar o carro esperar uns 30 segundos pra turbina lubrificar bem antes de sair e quando for desligar também esperar para o óleo lubrifica-la e diminuir a sua rotação, evitando danos na turbina.

Obs 7 - A troca de óleo deverá ser feita com no Máximo 5.000 km, dependendo do tipo de condução.

Abaixo segue uma tabela de rotação máxima de cada motor, mas lembre que essas rotações são aplicadas para motores com comando de válvulas original, se o comando for outro, como por exemplo um especial, essa tabela não é aplicada, pois os comandos especiais trabalham com rotações maiores.


Motor       RPM Max         Intercooler         Pressão      Turbina
1.8            6600                não                   0.7 Kg        T2 Trim 60 AR descarga .60
1.8            6600                sim                   1 Kg           APL 388 com AR descarga .63
1.8            6600                sim                   1,4 Kg        APL 240 com AR descarga .82
1.9            7000                sim                   1.6 Kg        T3 .60 AR descarga 1.06
1.9            7000                sim                   2 Kg           TO4 V1 AR descarga .82
2.0            6600                sim                   1 Kg           APL 388 com AR descarga .63
2.0            6600                não                   1 Kg           APL 388 com AR descarga .48
2.0            6600                sim                   1.4 Kg        APL 525 com AR descarga .82

8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom tenho um logus turbo e não tenho mecanico então e muito boa as dicas.

Patrick Nogueira disse...

Boas dicas está me servindo muito, já coloquei em favoritos obrigado amigo.

Luciano Berlanda disse...

Obrigado, desculpem o blog estar meio abandonado, mas houve vários problemas, obrigado por continuar visitando o blog.

Unknown disse...

da hora vlw pelas dicas

Unknown disse...

queria colocar um motor ap em um fusca preciso de dicas , queria saber se o cambio e o diferencias vao aguentar ??? samuelcarlosneto13@gmail.com

Unknown disse...

muito bom, tenho carro turbo e tbm turbino varios carros e ta tudo correto oque vc disse
abrass clayton_tchevs@hotmail.com

PEDRO disse...

ola, tenho um golf gti 94, fluxo cruzado e gostaria de saber se fica bom um kit turbo nesse motor, e se vc me endica agum?
quero fazer um hot hatch mais quente.

Luciano Berlanda disse...

Bom dia Pedro. Então, um kit turbo fica bom em qualquer motor, desde que o "ficar bom" seja o que/como o dono do carro quer, então é relativo. A turbina ideal pra você depende o que você tem em mente, talvez uma .50/.48 ou .50/.70 e de preferência para pulsativas.
Att: Luciano.